2ª VIA DE BOLETO

O poder da lavagem das mãos na prevenção da Covid-19

LAVE AS MÃOS. Esse é o conselho mais importante dos especialistas da área da saúde para nos ajudar a ficar a salvo da Covid-19.

Você não tem controle sobre o que toca, nem sobre o que outras pessoas tocam, mas pode cuidar das próprias mãos com água e sabão – uma arma muito mais poderosa contra os germes do que muitos de nós imaginamos! Afinal, além de remover fisicamente a sujeira de suas mãos, certos agentes (como o sabão) agem sobre os germes, destruindo-os.

Os coronavírus, por exemplo, são encapsulados em um envelope lipídico – ou seja, uma camada de gordura. O sabão pode quebrar essa gordura e tornar o vírus incapaz de infectar, além de tornar a pele escorregadia para que, com bastante fricção, possamos retirar os germes – que se vão com a água!

Parece bastante simples, mas a grande maioria das pessoas ainda não sabe lavar as mãos corretamente. Se você apenas molha as mãos sem usar sabão, não lava as mãos depois de ir ao banheiro, passa menos de 20 segundos na torneira esfregando as mãos, saiba que isso não é o suficiente pra evitar uma doença. Com um novo vírus à solta, os riscos são ainda maiores!

Vamos atualizar a técnica?

1. Primeiro, molhe as mãos (não importa se a água é quente ou fria);

2. Segundo, ensaboe as mãos. Se puder escolher, opte por um líquido ou gel;

3. Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos, prestando atenção às regiões da mão normalmente esquecidas (dorso, pulso, parte inferior da palma, unhas);

4. Enxague bem as mãos;

5. Por fim, seque as mãos, de preferência com toalhas de papel.

Quantas vezes é preciso lavar as mãos? Muitas!

. Antes, durante e depois da preparação dos alimentos;

. Antes de comer;

. Antes e depois de cuidar de alguém que está doente;

. Antes e depois de tratar de um corte ou outra ferida;

. Depois de ir ao banheiro;

. Depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança no banheiro;

. Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;

. Depois de tocar em um animal, ou tocar em alimentos para animais, ou dejetos de animais;

. Depois de manusear alimentos ou petiscos para animais;

. Depois de tocar no lixo…

Se não puder lavar, use um desinfetante para as mãos! Vírus como os coronavírus morrem com um desinfetante para as mãos à base de álcool. Apenas verifique se o produto contém pelo menos 62% de álcool e não confie em receitas caseiras! Certifique-se de usar o suficiente para cobrir todas a superfície das mãos. Esfregue-o até sentir as mãos secas, o que deve levar cerca de 20 segundos.

Por fim, tente manter suas mãos limpas evitando tocar em superfícies que possam estar contaminadas: por exemplo, use uma toalha de papel limpa para abrir as portas dos banheiros. Além disso, não esqueça de desinfetar as superfícies dos objetos que você usa todos os dias – como celulares, computador e local de trabalho.

Fonte