Plano de saúde empresarial tem carência para dependentes?

ago 16, 2021 | Notícias, Plano de Saúde | 0 Comentários

O plano de saúde empresarial pode trazer uma cobertura individual ou familiar. O segundo tipo é o que mais interessa para o funcionário de uma empresa, o que leva a uma pergunta: plano de saúde empresarial tem carência para dependentes?

O prazo de carência é algo com o qual todo contratante acaba tendo de lidar. Contudo, há situações de isenção de carência no plano de saúde para empresas, o que gera a dúvida: os dependentes também têm esse benefício?

Para responder essa pergunta, prossiga com a leitura e veja como funciona a carência do plano de saúde empresarial!

Antes de tudo, como funciona a carência do plano de saúde empresarial?

O prazo ou período de carência se trata do tempo entre a contratação do plano e o uso da cobertura de maneira integral. É um mecanismo de segurança das operadoras que torna o plano de saúde viável para elas.

Atendimentos mais básicos são liberados desde o começo, mas outros mais complexos precisam passar por esse prazo de carência. Eles são:

  • Atendimento de urgência e emergência: 24 horas, no máximo;
  • Parto a termo (tendo exceção para parto prematuro): 10 meses, no máximo;
  • Doenças e lesões pré-existentes: 2 anos, no máximo;
  • Outros atendimentos complexos: 6 meses, no máximo.

Cada operadora pode oferecer um período de carência diferente, mas nunca acima do que foi estipulado pela ANS como máximo!

Como funciona a isenção de carência no plano de saúde empresarial?

Para entender como funciona a carência do plano de saúde empresarial, é necessário compreender que essa modalidade é carregada de benefícios. Ela possui a isenção de carência do plano de saúde.

Se a empresa possui até 29 beneficiários, ainda pode existir a carência no plano coletivo. Contudo, com 30 ou mais beneficiários, há isenção de carência para:

  • O beneficiário que ingressar na empresa em até 30 dias do contrato assinado com a operadora;
  • O beneficiário que for vinculado ao plano de saúde em até 30 dias depois de ser contratado.

Dessa forma, o profissional empregado possui sim a isenção. Contudo, ainda há o prazo de carência para os dependentes do plano de saúde?

Plano de saúde empresarial tem carência para dependentes do funcionário?

“Na maior parte dos casos, o profissional não considera o plano de saúde empresarial para si, mas sim para sua família.”

O plano de saúde para dependentes é o mais comum para o plano empresarial, já que o profissional geralmente busca a cobertura para a família.

A inclusão dos dependentes no plano de saúde empresarial pode ser realizada até o 3º grau de parentesco do funcionário. Contudo, é obrigatório apenas para o 1º grau, que envolve o cônjuge ou companheiro e o filho (s).

Além disso, o grau não precisa ser consanguíneo, podendo ser também por afinidade, como já é o caso da esposa, marido ou companheiro. Porém, em alguns planos, pode ser estendido para genro/nora, sogro/sogra e enteado.

De qualquer forma, há carência para os dependentes no plano de saúde?

Há período de carência para os dependentes no plano de saúde – mas apenas se demorar demais

O período de carência existe para o plano de saúde dos dependentes, mas eles podem ser isentos da mesma forma que o beneficiário. Se o dependente for incluído no plano de saúde dentro do prazo de 30 dias da contratação, o prazo de carência não é aplicado.

Isso vale até mesmo para a inclusão de novos dependentes no plano de saúde empresarial – no caso, bebês. Se a mãe já tiver cumprido o período de carência do plano de saúde, o bebê está automaticamente vinculado ao beneficiário titular.

E em até 30 dias do seu nascimento, deve ser solicitada a sua inclusão no plano. Dessa forma, o recém-nascido não terá que esperar pelo período de carência do plano de saúde!

Preste atenção no prazo de carência ao contratar o plano de saúde empresarial

O prazo de carência do funcionário acaba recaindo sobre o dependente também. Por isso que a empresa deve negociar as melhores condições para o plano com a operadora e também precisa informar o funcionário de seus direitos.

Um plano de saúde empresarial tem carência. Com um prazo menor ou isenção, você acaba tendo profissionais mais satisfeitos!

Continue lendo

Abrir chat
Precisa de ajuda?