Plano de saúde por adesão: Entenda melhor o que é e como funciona

ago 23, 2021 | Notícias, Plano de Saúde | 0 Comentários

Os planos de saúde são uma necessidade para boa parte da população, principalmente agora. O plano de saúde por adesão é uma das formas de contratar o plano – e uma que tem crescido no Brasil.

Segundo pesquisa da ANS realizada em 2020, havia mais de 6 milhões e 300 mil usuários no país. Isso é um número expressivo e resultado dos benefícios de ter um contrato de adesão para o plano de saúde.

Mas o que ele é exatamente e como funciona? Plano por adesão tem carência? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

O que é o plano de saúde por adesão e como funciona?

“O grande destaque do contrato de adesão para o plano de saúde é seu menor preço em relação a outras modalidades.”

O plano de saúde por adesão se trata de uma modalidade adotada por uma entidade representativa de profissionais ou empresas. Pode ser uma associação, um conselho, um sindicato ou uma cooperativa.

Nessa modalidade, a entidade fecha contrato único com uma operadora de saúde, que apresenta uma validade coletiva. Esse contrato de adesão do plano de saúde é oferecido aos representados.

Dessa forma, a entidade se torna uma intermediária na contratação do plano pelos representados.

Como funcionam os planos de saúde nessa modalidade?

A entidade representativa contrata o plano de saúde pela operadora de saúde ou por meio de uma administradora de benefícios. Eles negociam as melhores condições para a classe profissional.

Contudo, é diferente do plano de saúde empresarial, onde o funcionário ingressa no plano a partir do momento em que é contratado. Aqui, o representado pode ingressar no plano de saúde a qualquer momento.

Claro que da mesma forma que no plano de saúde empresarial, a adesão é interrompida no momento em que se desliga da entidade.

Para quem é dirigido o plano de saúde coletivo?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano de saúde coletivo pode ser contratado por:

  • Conselhos profissionais e entidades de classe com registro para exercer a profissão;
  • Associações profissionais com constituição legal e, ao menos, 1 ano de atuação;
  • Sindicatos, centrais sindicais ou federações e confederações;
  • Cooperativas de profissionais e empreendedores, contanto que as áreas de atuação sejam regulamentadas.

Como fazer para aderir ao plano de saúde por adesão?

As entidades devem buscar as opções de planos de saúde diretamente com a operadora ou então com as administradoras de benefícios. Já o profissional, esteja ele na ativa, desempregado ou aposentado, deve buscar pela entidade.

Ele deve entrar em contato com a entidade para saber se ela possui um contrato coletivo disponível e se ele atende aos requisitos dele. Nisso, ele precisa:

  1. Se informar sobre as condições para se vincular à entidade (caso ainda não possua o vínculo)
  2. Se informar sobre as regras para se tornar elegível ao plano de saúde
  3. Preencher os formulários de adesão, informando possíveis doenças ou lesões pré-existentes. Isso é importante, pois faz parte de uma cláusula da Cobertura Parcial Temporária (CPT)

Plano por adesão tem carência?

Sim. O prazo depende da especialidade, no entanto para urgência e emergência é 24 horas após o inicio da vigência.

O preço do plano pode ser reajustado?

O preço pode subir no reajuste, dependendo da quantidade de sinistros registrados.

Quais são os benefícios do plano de saúde coletivo por adesão?

Afinal, quais são os benefícios que lhe são garantidos? Confira agora!

Custo-benefício

Um plano de saúde coletivo tende a ser até 25-50% mais barato que um plano de saúde individual. Dessa forma, um contrato por adesão é muito mais econômico para a entidade e para o representado.

Plano de saúde para dependentes também

Um contrato coletivo também pode ser estendido para grupo familiar até o terceiro grau consanguíneo ou segundo grau por afinidade. Claro que depende do contrato – veja se há plano de saúde para dependentes também.

Como contratar o plano de saúde?

A entidade deve entrar em contato com uma operadora de saúde ou administradora de benefícios que busque os melhores convênios. É importante que avalie a vantagem competitiva da empresa que oferece o plano, assim como o seu suporte.

Então, ao buscar pelo melhor plano de saúde por adesão, tenha em mente uma empresa com bom nome no mercado. Afinal, você deve oferecer o melhor para seus representados.

Continue lendo

Abrir chat
Precisa de ajuda?